CONSERVING MOUNTAIN MARMOSETS FOR present and FUTURE GENERATIONS

PRIVACY POLICY       

PRIVACY POLICY       

© Mountain Marmoset Conservation Program/Programa de Conservação dos Saguis-da-serra /NGO PREA

Sagui ameaçado deslizando em direção à extinção

Updated: Nov 16, 2018

O sagui-da-serra (Callithrix flaviceps) listado como EM PERIGO por mais de 36 anos, finalmente se torna o foco de um programa de conservação!


A área de ocorrência do sagui-da-serra fica a nordeste da do sagui-da-serra-escuro (C. aurita) e se estende pelos estados do Espírito Santo e parte de Minas Gerais. A última avaliação da IUCN, há 10 anos, estimou uma população menor que 2500 indivíduos e registrou preocupações com relação à presença de espécies invasoras de saguis dentro da faixa de ocorrência. O sagui-da-serra (C. flaviceps) foi listado como em perigo em avaliações sucessivas da IUCN há trinta e seis anos e, no entanto, ainda pouco se sabe sobre a espécie!

O Programa de Conservação dos Saguis-da-serra está agora comprometido na coordenação do programa de conservação do sagui-da-serra (C. flaviceps), bem como no sagui-da-serra-escuro (C. aurita). No ano passado, nos aproximamos não apenas da área geográfica do sagui-da-serra (C. flaviceps), mas também dos problemas atuais e locais, e das ameaças enfrentadas por essa espécie. O Programa de Conservação dos Saguis-da-serra agradece à Dra. Joanna Malukiewicz, Dr. Fabiano Melo e Dr. Renato Hilário; pesquisadores que fizeram uma contribuição significativa para apoiar e desenvolver pesquisas e coletas de dados do sagui-da-serra (C. flaviceps). Sua pesquisa, percepção e preocupação com a espécie foi um fator decisivo na expansão do nosso programa de conservação para incluir esta espécie.


Após o surto de Febre Amarela (julho de 2017 a janeiro de 2018), surgiram muitas preocupações com o C. flaviceps por causa de relatos de moradores de áreas rurais relatando que as populações de primatas locais foram extremamente reduzidas ou extintas localmente.

Através do financiamento do Zoológico Beauval e da Associação Francesa de Parques Zoológicos (AFdPZ), o Dr. Rodrigo Salles de Carvalho conseguiu planejar e realizar uma pesquisa rápida em Caratinga, no estado de Minas Gerais. O Dr. Rodrigo Salles de Carvalho acompanhado por 2 estudantes (nomes) da UVF passou 4 dias no campo .....


RC to add in about the survey process and the days up/downs for me to tweak..../PHOTOS?


Às vezes é difícil entender por que demoramos tanto para responder às vulnerabilidades que uma espécie ameaçada enfrenta… temos sorte destas espécies ainda estarem sobrevivendo! O momento de agir para garantir que sobrevivam para manutenção dos ecossistemas e para as gerações futuras é agora!

Como se envolver e apoiar o nosso programa de conservação:

​Doações: Estamos atualmente captando recursos para equipamentos e novos levantamentos, para mais informações sobre estas e outras oportunidades de financiamento, por favor, envie-nos um e-mail,

e nós lhe enviaremos um boletim informativo. Alternativamente você pode fazer uma doação direta para o Programa de Conservação dos Saguis-da-serra, sendo bem-vindo para nos orientar onde você gostaria que sua doação fosse utilizada: Levantamentos, Programa de Cativeiro, Jogos educativos, equipamentos ou talvez se inscrever para participar de um dos próximos levantamentos.


ENVIE SEU E-MAIL